A Importância da análise de investimentos

A avaliação de investimentos é um dos fatores mais importantes para atingir os objetivos estratégicos e aumentar a vantagem competitiva da empresa perante seus concorrentes. É através dela que os administradores podem avaliar a viabilidades dos projetos em termos financeiros, mercadológicos e concorrenciais.

Ela envolve a avaliação da aplicação de recursos financeiros em investimentos que irão gerar benefícios a longo prazo (períodos maiores que um ano) com objetivo de aumentar a riqueza dos proprietários / acionistas. Tipicamente ela envolve um investimento inicial muito grande seguido por benefícios ao longo de vários anos.

Impactos da Avaliação de investimento

Decisões incorretas de investimento podem levar, em última instância, a falência da organização.

Um projeto de investimento mal sucedido pode comprometer inclusive todos os fluxos de recursos dos investimentos feitos pela empresa.

Por outro lado, uma boa decisão de investimento pode alavancar o crescimento de uma empresa. Projetos bem sucedidos são um dos pilares para o crescimento de uma organização.

Podemos afirmar assim, que a decisão de investimento é um fator crítico para o sucesso de qualquer organização, mesmo para aquelas que não tenham como objetivo o lucro.

Análise de investimento em decisões de ampliação

Uma das decisões de análise de investimento são as de ampliação da empresa. Podendo ser apenas o aumento da capacidade produtiva com a aquisição de instalações e equipamentos, como também a introdução de novos produtos ou entrada em novos mercados geográficos.

Assim, quando uma empresa precisa avaliar o desenvolvimento de uma nova linha de geladeiras, por exemplo, os administradores devem estimar os gastos com a implantação da fábrica ou da linha de produção, bem como estudar o mercado para definir quantas unidade irão ser produzidas e vendidas ao longo do horizonte do projeto.

A partir das previsões feita, levantar quais serão as receitas, custos e despesas relativas a nova linha de produtos.

De posse desses dados é montado um fluxo de caixa do projeto e realizada a análise de investimento tendo como referência o aumento de valor do capital investido pelos sócios.

A avaliação de investimentos em decisões de expansão

A entrada em um novo mercado também é uma decisão de ampliação podendo ser com os produtos e serviços atuais da empresa como também com produtos e serviços adaptados à realidade local.

Nosso país é muito grande, temos estados que são maiores que muitos países. Os costumes, desejos e gostos dos brasileiros são muito deferentes dependendo da região.

Assim, uma empresa que atue em nível nacional precisa avaliar a demanda e gostos dos seus clientes de maneiras regionalizada de forma a avaliar tanto o mix de produtos como o nível concorrencial.

Muitas marcas são fortes em algumas regiões e fracas em outras.

Tudo isso leva à análise de investimento um complicador a mais na previsão e avaliação dos dados de fluxo de caixa.

A manutenção dos ativos da empresa

Um outro tipo de decisão de análise de investimento são aquelas relativas a manutenção produtiva dos ativos a empresa. Mesmo em empreendimentos individuais encontramos a análise de investimento de ativos. Imaginemos, por exemplo, o simples caso de um taxista.

Sabemos que os carros que são utilizados como táxis tem um desgaste muito rápido. Um taxista roda pelo menos 5 vezes mais que um particular.

Assim sendo, seus custos de manutenção mensal são muito maiores e sua vida útil produtiva é muito menor, um táxis precisa ser renovado ou substituído em um tempo muito mais curto que um automóvel comum.

Outro fator muito importante nesse caso é o fato do taxista tem como objetivo o resultado econômico de sua atividade, diferentemente do automóvel particular.

Dessa forma, para o taxista a análise dos modelos e seus custos/ benefícios ao longo do período de vida útil estimada é fundamental para que ele possa obter seus sustento na profissão.

Nas empresas também não é muito diferente, os ativos patrimoniais (máquinas, prédios e instalações) também precisam de manutenção, renovação e substituição.

Em alguns casos temos que substituir mesmo estando produtivos quando as alternativas de substituição são muito mais rentáveis que continuar operando com os mesmos.

A avaliação de investimentos nesses casos possui uma característica peculiar que é a análise incremental das alternativas, caso a empresa tenha a opção de manter o ativo atual em funcionamento. Assim o fluxo de caixa a ser avaliado é o da diferença entre o novo e o atual.

Na verdade todo e qualquer desembolso de recursos financeiros que gere fluxo positivo no longo prazo é passível de ser avaliado pela a análise de investimento.

Assim, gastos com pesquisa e desenvolvimento, publicidade e propaganda, cumprimento da obrigações legais e normas ambientais, ou mesmos programas de capacitação e motivação de colaboradores são passíveis de serem avaliados financeiramente através da análise de investimento.